Tiradentes maior herói do Brasil?? Ou foi mais um bode expiatório para manter o reino de Portugal em nosso pais?

TIRADENTES FOI O BODE EXPIATÓRIO PARA MANTER AQUI O REINO DE PORTUGAL OU É O MAIOR HERÓI DO BRASIL?

Delação premiada, traição, trairagem, o país mudou de 1792 até hoje? Nosso povo já conquistou realmente a liberdade? Nosso país já virou uma nação? Confira os fatos da vida, luta e morte de Tiradentes e as conotações bem atuais da sua história…
Tiradentes 12
Arte da sua época mostra Tiradentes preso por lutar pela libertação do Brasil
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes não foi perdoado pelo reino português como os outros líderes da Inconfidência Mineira mas só ele ficou na memória do nosso povo como o mártir e o herói da liberdade nacional ou da independência do Brasil que seria efetivada 30 anos depois da sua morte por enforcamento. Entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa e o único que havia feito propaganda aberta do movimento. Era o maior líder, respeitado por onde passava e que assumia publicamente a luta pela independência do Brasil em relação a Portugal. Chegou a ser militar (numa função comparável a de um tenente) mas teve problemas e voltou então a exercer o seu ofício de dentista (um trabalho braçal, malvisto na época). Isso pesou na sua escolha para ser o bode expiatório? Também pode ter pesado na decisão a figura mística deste homem, que era famoso em sua época pela coragem com que defendia seu ideal libertário, chegou a dizer que se tivesse 10 vidas, daria as 10 pela liberdade do Brasil. Dos 10 presos, cinco também haviam sido condenados à morte pelo crime de lesa-majestade (traição à pessoa do Rei). Mas foram perdoados pela rainha dona Maria I e expulsos para a África. Para Tiradentes porém não houve perdão:  ele foi enforcado há 224 anos, em 21 de abril de 1792. Sua cabeça foi cortada e levada para a cidade de Vila Rica. O corpo, esquartejado, foi espalhado pelos caminhos de Minas Gerais. “Era o exemplo que ficava para aqueles que pensassem em questionar o poder de Portugal”, explica aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News o mestre de História Marco Antonio Villa, da Universidade Federal de São Carlos. Nas pinturas que retratam Tiradentes, ele é visto como uma espécie de Jesus em sua imagem e de mártir do nosso povo, é um mito mas também é certo segundo a maior parte dos pesquisadores que ele lutou como poucos em toda a história brasileiro pela liberdade. 
 
 
Os líderes do movimento de libertação de Portugal eram ligados à maçonaria
 

A primeira Loja Maçônica no Brasil havia sido fundada em Salvador no ano de 1724. Não se pode negar a participação da maçonaria em momentos decisivos da História do Brasil. Na Inconfidência Mineira a Maçonaria estava presente. Todos os conjurados, sem exceção, pertenciam ou foram apoiados pela Maçonaria: Tiradentes (1746-1792), Thomas Antonio Gonzaga (1744-1810), Cláudio Manoel da Costa (1729-1789), Alvarenga Peixoto (1742/44-1792/3) e o traidor Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819). Francisco Antonio Lisboa (1730 ou 1738-1814), o Aleijadinho, o grande artista da época,  fazia arte Barroca e pertencia à ordem maçônica. Em suas obras podem-se notar símbolos da maçonaria como os três anjinhos formando um triângulo, um dos símbolos da sociedade. Por exemplo, a bandeira do estado de Minas Gerais com o triângulo inspira-se no delta luminoso, o Olho da Sabedoria. Seita secreta ou movimento or apoiado ora perseguido pela Igreja Católica, atualmente, a maçonaria é uma organização ligada a comerciantes, os atuais maçons pouco sabem da sua própria história mas têm participado muito ativamente da mobilização atual contra a corrupção no Brasil. 


Delação premiada ou traição por dinheiro foi responsável pela morte de Tiradentes há 224 anos como líder do movimento Inconfidência Mineira que tentava libertar o Brasil de Portugal

Segundo o jornalista Sérgio Rodas, 224 anos após a sua morte, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, voltou a ser notícia nos últimos dias (e não por causa da folga na praia ou do trânsito na saída de São Paulo durante o feriado em sua homenagem nesse 21 de abril, em que o Brasil vive uma onda de delações premiadas). Hoje, a Imprensa Oficial de Minas Gerais posta na Internet todos os documentos dos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira, o processo que resultou na condenação à morte de Tiradentes. Em tempos de operação “lava jato”, em que depoimentos feitos em delações premiadas bombam na mídia e chocam a opinião pública diariamente, vale lembrar que Tiradentes foi possivelmente vítima da primeira “dedurada” legalmente recompensada na história do Brasil, feita pelo coronel Joaquim Silvério dos Reis, em troca do perdão das dívidas dele para com Portugal, isso no final do século 18. Não mudou tanto assim a realidade em todo esse tempo, pelo menos em alguns sentidos, na história viva do nosso país…

tiradentes
Esta arte retrata Tiradentes no período em que era um Alferes mas já preparava o movimento libertário
Tiradentes%2017%20carta%20de%20dalação%20de%20Joaquim%20Silv%20dos%20reis
Joaquim Silvério dos Reis traiu o movimento
Quando soube do movimento para libertar o Brasil de Portugal, Silvério dos Reis vislumbrou uma oportunidade de obter os benefícios do parágrafo 11 do Título VI das Ordenações Filipinas (lei vigente na metrópole e em todas as colônias na época) e se livrar das pesadas dívidas que possuía junto à Coroa Portuguesa. De acordo com o livro “O Processo de Tiradentes”, escrito pelos advogados Ricardo Tosto e Paulo Guilherme Mendonça Lopes e editado pela ConJur, o dispositivo “previa não só o perdão, mas também favores do Reino para quem primeiro delatasse a existência de atos de crime de Lesa Majestade”. Este delito, tipificado no Título VI da mesma norma, era aplicado em caso de “traição cometida contra a pessoa do Rei, ou seu real Estado”. Joaquim Silvério dos Reis, o delator, foi o lado negro que tornou possível a luz de Joaquim José da Silva Xavier, o nosso amado líder Tiradentes, enquanto o Brasil for o Brasil. Na sequência pinturas da época retratam momentos dramáticos da história deste herói brasileiro: aqui, o filme de Tiradentes...
tIRADENTES 4 aNT pARREIRAS
O momento da prisão de Tiradentes no Rio de Janeiro…
tIRADENTES 3
Aqui, ele já é um prisioneiro de Portugal…
Tiradentes
A sentença de morte por enforcamento....
Tiradentes%205%20O%20martírio%20de%20Tiradentes
Sua morte foi um martírio pelo Brasil e lembrou até o sacrifício de Jesus
Tiradentes%206%20esquar5tejado%20tela%20Pedro%20Américo
Pedro Américo assim retratou o esquartejamento de Tiradentes…
Tiradentes
...ele foi morto e esquartejado mas continua vivo no coração do nosso povo
Fontes: www.ohistoriante.com.br
             Universidade Federal de São Carlos
              dougnahistoria.blogspot.com.br
            www.conjur.com.br

Coach Professional - Processo de Coaching para obter alta performance em sua carreira. Self Coach - Processo de autoconhecimento que possibilita uma vivência significativa em alta performasse. Terapeuta Quântico Barras de Access Consciousness - Uma terapia corporal que permite que você e o seu corpo comecem a desprender-se dos pensamentos, idéias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que você tenha registrado.

Deixe um comentário